"Akai kutsu" (sapatos vermelhos) é uma canção japonesa duma menina de sapatos vermelhos, associada a Yokohama.
A letra diz algo como: Menina de sapatos vermelhos, foi para longe com estrangeiros, desde o porto de Yokohama sobre as ondas, foi com ele para a sua casa. Pergunto-me se está feliz e tem dias bons, pergunto-me se seus olhos estão azuis como os de um estrangeiro. Lembro-me dela quando vejo bonitos sapatos vermelhos, pergunto-me como estará ela quando encontro um estrangeiro.
A história é duma menina chamada Kimi que aos 3 anos foi adoptada por americanos porque a mãe era pobre. A mãe dela pensava nela, se estaria feliz na América, se teria os olhos azuis. Mas na verdade a menina nunca chegou à América, quando foi altura do casal americano voltar à América a menina tinha tuberculose e nunca sobreviveria à viagem e teve de ficar num orfanato em Tóquio, onde acabou por morrer em 1911 aos 9 anos de idade.
Há em vários sítios estátuas dedicadas à menina, por exemplo há uma em Yokohama e há uma em Tóquio na zona onde era o orfanato com uma caixinha onde as pessoas põem moedas. O dinheiro angariado vai para organizações como a UNICEF.
No comments:
Post a Comment